Uma oportunidade única – Por José Sabino

José Sabino 1

O Sporting é dos sócios. Uma frase dita vezes sem conta, como se fosse um estandarte da nação leonina. O significado destas palavras evoca o orgulho daqueles que fazem parte desta instituição centenária e que sentem o Clube como algo que lhes pertence. Para muitos adeptos, evoca também a noção de que têm um papel a desempenhar, mesmo que ínfimo, na condução dos seus destinos. O Sporting foi,  é e será sempre aquilo que os seus sócios e adeptos quiserem que seja.

Dito isto, recentemente esse associativismo empreendedor, activo, com dinamismo para impulsionar o clube a atingir as suas metas, esse associativismo tem vindo a perder força e capacidade de intervenção no determinar do rumo que o clube que todos amamos deve seguir. Num passado recente, os sócios têm-se demitido das suas responsabilidades como elementos fiscalizadores da forma como o Sporting é gerido. O canto da sereia da galeria infindável de “notáveis”, o ar de credibilidade dos senhores da banca, o encantamento de fórmulas mágicas que nunca funcionam, tudo isto tem afastado o sócio comum do envolvimento diário nas actividades do clube. Por outro lado, este distanciamento da instituição, tem permitido o percorrer de um caminho perigoso, em que o papel dos sócios se vai diluindo na inevitabilidade criada pelas decisões dos dirigentes.

Neste contexto, a Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar é uma verdadeira lufada de ar fresco. Com origem em sócios anónimos, com carácter, competência e ideais comuns de independência e rigor, esta candidatura quer contribuir para que, qualquer que seja a direcção eleita, os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal sejam sempre salva-guardados. Estes sócios do clube não aspiram ao poder pela sede do poder. Pretendem sim que aqueles que o vão deter actuem em conformidade e de acordo com aquilo que vão prometer durante as suas campanhas eleitorais. Já chega de Conselhos fiscais subservientes aos interesses da direcção vigente e cúmplices da delapidação patrimonial e económica que o nosso clube tem vindo a sofrer.

Esta é a verdadeira altura de dar voz aos sócios e de garantir que os mesmos possam ter uma capacidade real de fiscalizar com independência e rigor a equipa directiva que tomará conta dos destinos do Sporting no próximo dia 23 de Março. É tempo de dar uma voz activa e interveniente aos sócios que pretendem nada mais do que garantir que o futuro do clube não continue a ser comprometido de forma leviana e que, em ultima instância, o Sporting dos sócios não deixe de existir.

O apoio a esta candidatura,  mais do que necessário,  é uma reafirmação de que o Sporting continua a ser de todos nós e de que todos devemos contribuir para que o mesmo caminhe com sucesso para uma gestão de rigor, de verdade e de competência. A feira de vaidades dos supostos notáveis e a servidão credível aos interesses da banca levaram o clube à crise económico desportiva mais grave da sua longa e rica história. A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar dá-nos a garantia de que actos de gestão danosa ou versões distorcidas da realidade não serão mais aceitáveis nem passarão impunes.

Quem fervorosamente vive o papel de sócio, com paixão e dedicação ao Clube, entenderá perfeitamente que esta candidatura é de todos os Sportinguistas, para todos os Sportinguistas. Votar lista D é depositar um voto na convicção incontornável de que o maior património do Sporting são os seus sócios e adeptos. O passado recente ensinou-nos de que os elementos do Conselho fiscal preocupam-se mais em solidarizar-se com o conselho directivo, com o qual partilharam a lista, do que em exercer com independência as funções para o qual foram eleitos. Por isso, independentemente da escolha que façam para o novo presidente, esta candidatura oferece a garantia de que uma parte do poder se irá manter na posse de um dos nossos. Esta é,   portanto, uma oportunidade única a não perder.

Jose Sabino

(Ideal 1906)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: